
CURSOS & PALESTRAS
Há alguns anos, a partir de solicitações de algumas empresas, desenvolvemos alguns cursos e palestras para o setor corporativo, produtores de eventos e agentes culturais. Como várias dessas solicitações compreendiam a possibilidade de realização em diversos espaços, para facilitar, criamos os formatos a seguir em linguagem simples, ágil e bem-humorada, que podem ser realizados em qualquer espaço, sem a necessidade de uma infra-estrutura mais sofisticada.
Curso Online "PRODUÇÃO-EXECUTIVA"
Como Elaborar, Vender e Realizar Projetos Culturais, Sociais e Esportivos, Eventos e muito mais
O “Curso Online de Produção-Executiva” mostra como elaborar, vender e realizar eventos e projetos para cinema, rádio e TV, webséries, webinars, shows, espetáculos, eventos temáticos e roadshows, feiras, festas, congressos e seminários, festivais, projetos esportivos e sociais, projetos de games, entre outros.
Ricardo Maia atua com Produção Executiva a mais de 30 anos e traz dicas práticas de como tirar seus sonhos do papel, abordando cada etapa necessária para o sucesso do seu projeto.
O conteúdo apresentado também está disponível em uma apostila para download.
Módulo 1 - COMO PRODUZIR:
- O que é e o que faz um Produtor Executivo?
- Como planejar a realização do projeto?
- Fases e etapas necessárias
- Dicas para um check-list completo
- Cronograma de atividades e responsabilidades
- Negociação com fornecedores
- O dia a dia da execução de um projeto
- O que pode dar errado?
- Divulgação e Marketing
- Relatório pós execução
- Mercado de trabalho – quanto ganha?
O Produtor-Executivo é o profissional que viabilizar a produção de um evento ou projeto cultural, social ou esportivo. Produtores planejam e coordenam diversos aspectos da produção, desde a criação / elaboração / escolha do projeto, passando pela busca de verba / patrocinadores / investidores, até a supervisão de gastos, prazos e entregas. São responsáveis pela gestão de toda a equipe e capazes de executar diversas funções administrativas, cumprir as tarefas do dia a dia de uma produção e manter o projeto dentro do cronograma e, principalmente, do orçamento.
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Módulo 2 - COMO ELABORAR UM PROJETO:
- O que é, Como, Quando, Onde, Por quê, Quanto?
- O orçamento – confecção e acompanhamento
- Fluxo de caixa
- Como aprovar seu projeto em leis de incentivo a cultura, esporte ou social que permitem abatimentos fiscais a patrocinadores e doadores.
- Fechamento do projeto e prestação de contas
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SOBRE O AUTOR:
Ricardo Maia é publicitário (com especialização em Administração de Marketing pela FGV), diretor, ator, produtor cultural e, há mais de vinte anos, vem realizando projetos de entretenimento, culturais, sociais e esportivos em conjunto com empresas dos mais diversos segmentos de atuação, como Amanco, Ambev, ArcelorMittal, Braskem, Cadbury Adams, CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, Citibank, Coca-Cola, Computer Associates, Credit Suisse Hedging Griffo, CTG Brasil, Dixie Toga, Dow, Eurofarma, Hershey’s, Itapemirim, Johnson & Johnson, Lupo, Marilan, McCain do Brasil, Nestlé, Odebrecht, Panco, Pepsico do Brasil, Petroquímica União, Pfizer, Polibrasil Resinas, Texaco, Tilibra, Unilever, Visa, entre outras. É autor dos livros “Captação de Patrocínios” e “Patrocínios – Dicas de como Usar e Rentabilizar os Patrocínios a Projetos Culturais, Sociais e Esportivos”, à venda pela Amazon.com.
Trabalhou em agências de publicidade (atendimento e criação) e na produção de comerciais para TV (Coca-Cola, McDonald's, entre outros).
Implantou e coordenou a Gerência de Projetos Especiais da CIE - Corporação Interamericana de Entretenimento (atual Time for Fun) - uma das maiores empresas de entretenimento ao vivo do mundo, responsável por trazer para o Brasil grandes produções como Eric Clapton Tour, Les Misérables, Ópera Carmina Burana, entre outros - e proprietária de diversas casas de espetáculo e empresas de venda de ingressos.
Prestou assessoria em Marketing Cultural e de Entretenimento para diversas empresas como Sunshine Entertainment, Clear Channel Entertainment (atual Live Nation - maior empresa de entretenimento ao vivo do mundo), Fundação Oscar Americano, CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, entre outras.
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PALESTRA "FAZENDO O SHOW ACONTECER... NA SUA EMPRESA"
A magia, a destreza e o encantamento do mundo do circo também trazem na sua essência importantes conceitos de superação pessoal, trabalho em equipe, perseverança e criatividade na busca de soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia da empresa.
Com o objetivo de transmitir a força desses conceitos para o mundo corporativo, nós desenvolvemos em 2006 a palestra "Fazendo o Show Acontecer na Sua Empresa". Com 01 hora de duração, essa palestra motivacional, para até 100 pessoas, mostra de forma bem humorada todas as dificuldades enfrentadas para a realização de uma grande produção de circo contemporânea e as soluções encontradas. O corte da verba e o uso da criatividade na busca de soluções e novas receitas, o foco nas metas apesar das adversidades, a importância do trabalho em equipe, da flexibilidade e da perserverança, o desafio de fazer algo novo jamais realizado, a quebra de paradigmas - são alguns dos temas abordados nesse formato.
Um outro formato, com 06 horas de duração, já inclui jogos e exercícios interativos com os participantes. A palestra não exige infra-estrutura audiovisual, justamente para facilitar a sua realização em qualquer espaço de interesse da empresa, envolvendo todos os colaboradores - do chão de fábrica à Presidência.
Após a palestra, costumamos apresentar um ou mais números de circo, ilustrando dessa forma, ao vivo, o tema abordado.
Esse projeto já foi realizado com sucesso em empresas como Pepsico do Brasil, American Life, Santana Financeira, Enercan e Baesa Energia e Memes Educacional - com o envolvimento de profissionais de várias áreas de atuação.